A onça-pintada é o maior felino das Américas e, originalmente, habitava desde os Estados Unidos até a Argentina. Hoje, ela está oficialmente extinta nos Estados Unidos, é muito rara no México, e já praticamente desapareceu da maior parte das regiões nordeste, sudeste e sul do Brasil.
Pelo fato de estar no topo da cadeia alimentar e necessitar de grandes áreas preservadas para sobreviver, as crescentes alterações ambientais como o desmatamento, caça ilegal e poluição são as principais causas da severa diminuição da sua população.
Proteger as onças significa proteger as florestas tropicais, zonas úmidas e outros ecossistemas cruciais para a sobrevivência e bem-estar de inúmeras outras espécies, incluindo os seres humanos.
As principais populações de onças-pintadas são conectadas por uma série de corredores biológicos em uma grande unidade ecológica chamada de o Corredor das Onças. O Jaguar 2030 Roadmap de Conservação para as Américas é um plano regional acordado entre os principais países onde existem esses corredores que visa a proteção e conservação do maior felino das Américas e do seu ecossistema, estabelecendo 30 regiões de prioridade até 2030.
Onçafari
Criado em 2011, o Onçafari se dedica para conservar a fauna e os habitats naturais brasileiros, por meio de projetos voltados à ciência e ecoturismo. A partir da conservação das espécies, o Onçafari contribui para o desenvolvimento socioeconômico do país.
Panthera
Fundada em 2006, o projeto se dedica exclusivamente à preservação de felinos selvagens e seu papel nos ecossistemas mundiais. Os principais biólogos da Panthera desenvolvem estratégias inovadoras baseadas na melhor ciência disponível para proteger guepardos, onças, leopardos, leões, pumas, leopardos-das-neves, tigres e outras 33 espécies de felinos, bem como seus habitats naturais.
Um evento por:
© 2020 Jaguar Parade
Inscreva-se em nossa Newsletter para receber novidades sobre o projeto e a causa.