Esta obra é intitulada como "Prontidão" por toda característica que a onça pintada traz consigo, e sobretudo, pela vivência do território onde moro, Complexo do chapadão, zona norte do Rio de janeiro. A onça pintada é um animal que está, na maioria das vezes, de prontidão para o que pode acontecer ou por conta da caça. Essa ideia representa a vivência na favela, de estar sempre em prontidão para enfrentar os desafios e violências que a região traz.
Nos meus trabalhos, o azul e o laranja são as cores predominantes na paleta cromática e fazem parte do conceito. Nesta obra, o azul está relacionado com a perspectiva atmosférica, e com o azul das praias e do céu do Rio de janeiro, trazendo a importância de olhar para o futuro. Já o constraste cromático com o laranja das casas de tijolo da favela e, principalmente o nascer do sol, de uma nova oportunidade. Trazendo em pauta a importância da preservação da
onça pintada na escolha das cores.
Raphael's Bio': Albarte, multi-artista morador do Complexo do Chapadão, Zona Norte do Rio de Janeiro, destaca-se por suas criações que mesclam pintura e direção criativa. Utilizando uma variedade de materiais como tinta óleo, tinta acrílica, pastel seco/oleoso, e ilustração digital, ele explora suportes alternativos, como estrados de cama, pallets, papelão e caixotes de feira, rompendo com os padrões convencionais da Academia de Arte onde está inserido. Suas obras comunicam visualmente realidades marginalizadas, como os morros, favelas e o cotidiano das periferias, além de abordar temas como paternidade e a diversidade dos corpos negros. Albarte está atualmente cursando Pintura na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2022, estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e no Galpão Bela Maré.
Suas obras já foram expostas em diversos locais de prestígio como no Museu da República em 2023, no Consulado Geral da Argentina, no Theatro Municipal e na exposição “Abre Alas 17” da galeria A Gentil Carioca, em 2022 e no Museu de Arte Contemporânea, em 2021, todos realizados no estado do Rio de Janeiro. Atualmente, Albarte participa das exposições “Funk: Um grito de ousadia e liberdade” no Museu de Arte do Rio, “Favela em fluxo” no Paço do Frevo em Pernambuco, e “Munguengue: o futuro é dos crias” no Rio de Janeiro.
Sobre sua participação na Jaguar Parade 2024, Albarte intitulou a onça como "Prontidão", por toda característica que a onça pintada traz consigo, e sobretudo, pela vivência do território onde mora, Complexo do chapadão, zona norte do Rio de janeiro. A onça pintada é um animal que está, na maioria das vezes, de prontidão para o que pode acontecer ou por conta da caça. Essa ideia representa a vivência na favela, de estar sempre em prontidão para enfrentar os desafios e violências que a região traz.
Nos seus trabalhos, o azul e o laranja são as cores predominantes na paleta cromática e fazem parte do conceito. Nesta obra, o azul está relacionado com a perspectiva atmosférica, e com o azul das praias e do céu do Rio de janeiro, trazendo a importância de olhar para o futuro. Já o constraste cromático com o laranja das casas de tijolo da favela e, principalmente o nascer do sol, de uma nova oportunidade. Trazendo em pauta a importância da preservação da onça pintada na escolha das cores.
Raphael's Bio':