Ações especiais: Arte e conscientização socioambiental na prática!
Ações especiais: Arte e conscientização socioambiental na prática!
Enquanto produtora cultural, um dos compromissos da Artery tem sido sempre explorar formatos de diálogo para ampliar o acesso à cultura. No nosso caso, além de garantir que pessoas de diversas camadas possam entrar em contato com nossas exposições, acreditamos que oferecer experiências para além das obras de arte que levamos às ruas seja uma maneira eficiente de capacitar e conscientizar pessoas sobre causas de teor socioambientais.
Neste sentido, durante nossos anos de existência, temos criado parcerias sólidas com diversas instituições, marcas e artistas. Essa união tem culminado em frutos que nos enchem de orgulho.
A última edição da Jaguar Parade, uma exposição de esculturas de onça-pintada que é um chamado à conservação do maior felino das Américas, é exemplo disso: durante toda a duração de eventos, nossos parceiros foram extremamente abertos e engajados. O resultado foram ações presenciais e digitais voltadas à arte que trouxeram ainda mais visibilidade à causa nobre pela qual lutamos.
Abaixo, apresentamos o resumo de algumas das ações que se destacaram na Jaguar Parade NYC 2022, e que tem sido imprescindíveis para firmar o nome Artery como uma produtora cultural com finalidade socioambiental cada vez mais relevante. Confira!
Jaguar Parade Kids’: Dell + Fundação Amazônia Sustentável
Seguindo o intuito de levar a Jaguar Parade cada vez mais longe, a ação ‘Jaguar Parade Kids’ foi realizada com o público total de 100 crianças de 10 comunidades ribeirinhas e indígenas presentes na chamada Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Amapá.
Na ação, a atenção das crianças foi conquistada a partir do estímulo da criatividade e do espírito artístico, sempre tão presentes nos eventos Artery. Com a pintura de mini esculturas de onças, o objetivo também foi conscientizar o público sobre a conservação das onças-pintadas, o maior felino das Américas e espécie emblemática da fauna amazônica.
A atividade marcou um próximo passo na parceria entre a empresa de tecnologia Dell e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), que agora inclui também o público infantil com materiais pedagógicos que promovem o conhecimento e incentivo à conservação ambiental.
A parceria entre as duas empresas já acontecia com o Solar Community Hub, que instalou na região dois contêineres de transporte para oferecer atendimento de saúde por meio de telemedicina, bem como monitoramento socioambiental, inclusão digital e cursos de educação para a empregabilidade de jovens e adultos.
A entrada da Jaguar Parade nessa parceria se mostrou importante pois as crianças são o futuro. Levar conscientização através da arte, do lúdico e do incentivo à criatividade garante que crianças indígenas e de comunidades ribeirinhas saibam que são parte da mudança e que podem inclusive desenvolver soluções que contribuam para a conservação das espécies do local onde vivem!
Workshop de pintura digital com Flavia Braun
A artista Flávia Braun nos inspirou inicialmente com sua participação na pintura de uma das onças expostas na Jaguar Parade NYC 2022. Um dos motivos da seleção da artista e designer para participar da exposição foi seu estilo marcante.
A partir da representação de espécies (especialmente vida selvagem) de maneira colorida e feliz, Braun faz de sua arte uma forma de protesto, que remove as espécies de uma realidade ameaçada e nos provoca a pensar em um mundo melhor, mais diverso e feliz.
Nosso novo encontro com a artista foi através de um convite para ministrar um workshop à respeito de arte. Mais uma vez, fomos surpreendidos pela artista, que sempre se mostrou muito entusiasmada com a causa da Jaguar Parade.
Dessa vez, Flávia Braun ministrou uma aula ao vivo sobre as possibilidades do mercado de arte digital, temática que interessa muitas pessoas que possuem o intuito de inspirar e também trabalhar com o mercado de arte num contexto virtual. Milhares de pessoas tiveram acesso ao workshop, marcando mais uma vez o sucesso da parceria entre a Jaguar Parade e talentosos artistas brasileiros.
Oficina de pintura para deficientes auditivos
Em seu Instagram, o artista Bakari se descreve como sendo “folha viva do Baobá”. Essa frase é marcante pois já mostra que a conexão com a natureza e a ancestralidade são os grandes motes do seu trabalho.
Por isso, sabíamos que o artista era uma das melhores escolhas para participar da primeira edição global da Jaguar Parade no ano passado. Com sua escultura ‘Black is King’, as temáticas ligadas à ancestralidade e cultura afro foram levadas às ruas para milhões de pessoas.
Quando a Jaguar Parade pensou em desafiar ainda mais os limites do acesso à arte, também soubemos que Bakari seria uma escolha certeira. Por isso, convidamos o artista para ministrar uma oficina presencial de pintura de miniaturas de onça na escola EMEB Anne Sullivan. O evento foi voltado a reforçar o contato com a arte e a criatividade para pessoas com deficiência auditiva.
Todas essas ações estão alinhadas com propósitos importantes dos eventos produzidos pela Artery, que incluem democratizar o acesso à arte e também mostrar a arte como força de mudanças reais na realidade ambiental do planeta!